Translate

'Minha Casa, Minha Vida' beneficia moradores de Vitória da Conquista


'Minha Casa, Minha Vida' beneficia moradores de Vitória da Conquista Moradores de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, com renda entre zero e três salários mínimos, receberam nesta segunda-feira (11) novas moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os condomínios ficam no bairro Ayrton Senna, próximo ao anel rodoviário da BR-415. A entrega das 990 unidades habitacionais, que integram os residenciais Vila Bonita e Vilas do Sul, foi feita pelo governador Jaques Wagner.

Os imóveis, tipo village, têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de espaço de lazer com quiosques, praça, parque infantil e campo de futebol. O vendedor Ronaldo Santos, 34 anos, e a professora Luana Barbosa, 33, que têm duas filhas de 4 e 6 anos, estavam bastante ansiosos para receberem as chaves da casa.

'Minha Casa, Minha Vida' beneficia moradores de Vitória da Conquista

Mesmo com o imóvel ainda fechado, o casal, as duas filhas e amigos tentavam olhar pela janela a estrutura do village. As meninas de tão curiosas chegavam a disputar o colo do pai para conhecer um pedacinho do novo lar. “Estamos bastante felizes. Não consigo conter a minha felicidade. Se eu tivesse que comprar uma casa com esta mesma estrutura, com o salário que recebo por mês, acho que levaria mais de 30 anos ou talvez nem conseguisse adquirir”, afirmou Ronaldo.

Outros conquistenses realizaram o sonho da casa própria. A doméstica Lenir Ferreira Porto, 35, recebeu das mãos do governador as chaves do imóvel que esperava há mais de 10 anos. Divorciada há quatro anos, mora com o filho na casa de uma de suas irmãs, e, segundo ela, o dinheiro que ganha como doméstica, menos de um salário mínimo, não dá nem mesmo para alugar um imóvel.

“Muita gente não acreditava que eu fosse receber a casa, mas nunca duvidei. Sempre confiei que o meu dia chegaria. Agora, posso dizer que tenho um lar”, disse Lenir. O governo federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, investiu cerca de R$ 40 milhões na construção dos conjuntos habitacionais. O Estado entrou com uma contrapartida para realização de obras de infraestrutura e, juntamente com a prefeitura municipal, realizou o cadastramento das famílias.

Novas habitações
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, estão sendo construídas mais quatro mil unidades habitacionais em Vitória da Conquista. No total, em toda região sudoeste, encontra-se em andamento a obra de 17 mil imóveis, destinados a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos.

A Bahia contratou até agora 101.377 mil imóveis, ultrapassando a meta inicial do governo federal de 80 mil. Com isso, 46 mil famílias estão com casa própria. “Portanto, com estes resultados, vamos zerando o déficit habitacional do estado”, afirmou o governador. Na segunda etapa do programa, o Estado tentará superar a meta de 200 mil moradias.

Além de ter sido o primeiro estado a atingir, em oito meses do programa, a cota destinada à faixa de renda de até três salários mínimos, a Bahia também foi pioneira ao estabelecer critérios claros de atendimento às demandas propostas pelo Conselho Estadual das Cidades e definir critérios de prioridade para os municípios.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: