Curso a distância de autoinstrução - Planos de Saneamento Básico - Turma 1/2017

Curso a distância de autoinstrução - Planos de Saneamento Básico - Turma 1/2017

Órgão / Secretaria:
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA
Coordenador:
SNSA
Local:
A distância - Plataforma de Educação a distância do Portal Capacidades
Cidade / Estado:
Brasília / DF
Carga Horária:
40 horas
Data:
03/04/2017 a 05/06/2017
Nº Vagas
1000 vagas
Prazo de Inscrição
08/03/2017 a 28/03/2017

Objetivos:
Promover o conhecimento sobre o processo de elaboração de Planos de Saneamento Básico, em conformidade à legislação vigente e com base em processos participativos.
Metodologia:
Curso a distância de autoinstrução disponibilizado por meio da plataforma Moodle do Portal Capacidades.
- Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; Fórum de Notícias; textos em biblioteca virtual, vídeos e atividades de avaliação.
- O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos. A conclusão de cada uma das etapas exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.
- O aproveitamento mínimo nas avaliações exigido para emissão do certificado na conclusão do curso será de 70% (setenta por cento).
- A avaliação do curso será feita por meio de questionário disponibilizado no Portal Capacidades.


Tópicos:
MÓDULO 1 - O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS
MÓDULO 2 - FUNDAMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO
MÓDULO 3 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO
MÓDULO 4 - ESTUDOS PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO
MÓDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO
MÓDULO 6 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO
MÓDULO 7 - CONTRATAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


Público-alvo:
- Gestores e técnicos de municípios, governos estaduais, prestadoras de serviços em saneamento, consórcios, associações de municípios, agências reguladoras e outras entidades relacionadas ao saneamento.
- Sociedade civil interessada no tema.

Corpo Docente:
DENISE PERESIN
Licenciada em Ciências - Hab. Biologia -UCS, especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UERGS, mestre em Biologia -UNISINOS, técnica do Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM - UCS.
ELIS MARINA TONET
Engenheira ambiental -UCS, monitora de pesquisa DTI-C CNPq no Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM - UCS.
GISELE CEMIN
Bacharela em Ciências Biológicas -UNIVATES, mestre em Sensoriamento Remoto pelo Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia -CEPSRM - UFRGS, doutoranda em Sensoriamento Remoto -UFRGS, professora e pesquisadora, atuando nos cursos de Biologia e Engenharia Ambiental da UCS.
JULIANO RODRIGUES GIMENEZ
Engenheiro civil (UFRGS), mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento ambiental (Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH/UFRGS), doutor em Recursos Hídricos e Saneamento ambiental (IPH/UFRGS), professor e pesquisador junto ao Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) e do Laboratório de Tecnologias Ambientais (LATAM) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), atuando diretamente nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Agronomia e no Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais da UCS.
SÉRGIO FAORO TIEPPO
Licenciado e bacharel em Ciências Sociais (UFRGS), mestre em Sociologia (UFRGS), doutor em Educação (UFRGS), professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul (UCS), membro da equipe administrativa do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS).
TAISON ANDERSON BORTOLIN
Engenheiro ambiental -UCS, mestrando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental -Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH-UFRGS, técnico do Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM - UCS, atuando como professor nos cursos de Engenharia da UCS.
TIAGO PANIZZON
Engenheiro ambiental -UCS, mestrando em Engenharia e Ciências Ambientais -UCS, monitor de pesquisa DTI-C CNPq no Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM - UCS.
VÂNIA ELISABETE SCHNEIDER
Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas (UCS), mestre em Engenharia Civil (UNICAMP), doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS), professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), diretora do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), atuando nos cursos de Engenharia Ambiental, Biologia, Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UCS.
Parceiros:
ReCESA - REDE NACIONAL DE CAPACITAÇÃO E EXTENSÃO TECNOLÓGICA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
NUCASUL - Núcleo Sul de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental, Gino Gehling -Coordenador Geral
IPH/UFRGS - Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gino Gehling -Coordenador UFRGS
ISAM/UCS - Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, Juliano Rodrigues Gimenez - Coordenador UCS





Nenhum comentário: